top of page

Família e Esporte. A boa educação dos pais e a educação esportiva dos filhos

Existem fatores externos que influenciam direta ou indiretamente no desempenho dos atletas, bem como em suas escolhas no momento em que este planeja iniciar sua vida esportiva. A família indiscutivelmente é a essência do ser humano. Nas horas boas e ruins sempre recorremos aos nossos familiares sendo eles presentes ou não. No caso do esporte, a família, na maioria das vezes os pais, tem um papel fundamental na vida do atleta, tendo forte influência em seu desempenho, sendo esta influência positiva ou negativa.

A família é o ambiente primário onde o jovem pode desenvolver sua identidade, autoestima e motivação para o sucesso. Baseando-se na ótica de uma família desorganizada, tal ambiente pode causar relações interpessoais inadequadas, problemas de aceitação ao treinador e a deficiência de controle interno e disciplina do atleta.

Toda pratica esportiva oferecida às crianças e aos adolescentes, é permeada por ações adultas dos pais, dos árbitros, treinadores, dirigentes, dos professores, dos técnicos. Todos interferem de alguma forma nas experiências esportivas de seus praticantes.

Um circulo de influencias que agem direta ou indiretamente estimulando a criança e definindo o ambiente no qual o jovem atleta estará interagindo, consistindo o principal aspecto que definirá os benefícios e/ou prejuízos que envolvem a formação do jovem no processo de ensino-aprendizagem-treinamento da modalidade que pratica.

O círculo de Byrne mostra as influências que a criança tem quando está em nível de competição no âmbito do rendimento


Os campeonatos para jovens são organizadas por adultos, assim como a direção dos treinamentos e a própria competição, que por uma serie de razões, passam a atender muito mais aos interesses destes, do que das próprias crianças e adolescentes, sendo os pais, os principais atores neste meio.

Apesar de todos esses fatores apresentados no círculo, em destaque pode-se considerar os pais e os treinadores sendo os principais agentes influenciadores no desenvolvimento da criança dentro e fora do esporte.

Os pais bem como os treinadores, devido sua importância na vida do atleta, detém uma responsabilidade muito grande na carreira ou possível carreira que ele tem ou pode vir a ter. Culturalmente os treinadores tendem a ter um papel complementar na educação dos atletas. Diante de tal fato as famílias usam desse artifício para inscreverem seus filhos em escolinhas esportivas visando à melhora da educação de seu filho, logo que um dos grandes benefícios da pratica esportiva é o desenvolvimento cognitivo trazendo mudanças positivas na convivência em grupo, respeito ao próximo e hierarquia.


Sendo assim acaba sendo associado à figura do treinador sendo este também um educador. As influencias e consequência destas na vida do atleta depende do tipo de educação oferecida pelas famílias e a conduta e filosofia do treinador com seus atletas.

Os tipos de comportamentos dos pais.

  • Pais desinteressados: Inscrevem seus filhos em programas esportivos esperando que a vida esportiva e relação com os treinadores, complementem a educação dispensada aos seus filhos, mesmo que contra a vontade deles que acabam ingressando em modalidades onde não possuem afinidade tendo forte tendência ao fracasso.

  • Pais mal informados: São aqueles que permitem a pratica esportiva de seus filhos, a partir de uma primeira conversa, depois não se envolvem na vida esportiva de seus filhos. Não possuem noção de sua importância no desenvolvimento deste.

  • Pais excitados: Embora estejam sempre presentes na vida esportiva de seu filho, em jogos mais importantes tendem a serem agressivos com árbitros involuntariamente, não percebendo que dão mal exemplo de conduta social e esportiva.

  • Pais fanáticos: São os mais problemáticos. Nunca estão satisfeitos com o rendimento de seu filho. Sempre impõem seus pensamentos e vontades pensando em melhorar o desempenho deste. Por cobrar muito acabam interferindo em todo processo de formação deles. Exaltam-se com técnicos e árbitros criando um ambiente hostil e perturbado.

Influência dos pais no desenvolvimento psicológico da criança

Três níveis básicos:

  • Família democrática – valoriza os interesses individuais e as características singulares da criança

  • Família autoritária – controle, regras, proibições e restrições

  • Família permissiva – aceitação de impulsos, desejos e ações da criança

Pais, a família como um todo influencia e muito na vida esportiva de seus filhos. Uma família que acompanha o filho no esporte não pode colocar expectativas e esperar que seus filhos virem superastros da noite para o dia. Treinadores devem integrar a família nas atividades.


É possível fazer com que as famílias dos atletas sejam motivos de inspiração e um forte ponto de apoio quando eles precisarem. Ainda que cada família tenha seu comportamento, a necessidade de se pensar no bem maior do atleta deve vir em primeiro lugar. Trabalhar no esporte principalmente com crianças, não pode ser tratamento de linha de produção ou com priorização no rendimento. Tem que ser balanceado com o bem estar da criança, havendo uma integração entre, família e o esporte, ambos se completam e para criança enquanto atletas não podem caminhar separados. Hoje a psicologia do esporte se faz extremamente necessária. Mais necessário ainda é a boa educação advinda da família.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page